Osogiyan ou
Oxaguian (Orixá Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal se
encontra em Ejigbô. Ganhou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô, Babá Ejigbô,
uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe
valeu o apelido de Oisa-Je-Iyán ou Orisájiyan, Oxaguian no Brasil. Conhecemos
alguns Orixás guerreiros funfun Elemoxós, são eles: Babá Ajagúna; Babá Lejubé;
Babá Apejá; Babá Epê; Babá Akíre; Babá Dankó; Babá Dugbé;Babá Olójo.
ERVAS LITÚRGICAS
Teté - Bredo sem espinhos -- Orim-rim - Alfavaquinha -- Odun-dun –
Folha da costa -- Ibim - Folha de bicho -- Efim - Malva branca -- Ilerim -
Folha de vintém -- Omim - Beldroega -- Omim-ojú - Golfo branco -- Jacomijé -
Jarrinha -- Tinin - Folha de neve branca, cana do brejo -- Pachorô - Folha da
costa branca -- Monam - Parietária -- Peculé - Parioba -- Bala - Taioba --
Jamim - Cajá -- Ori-dun-dun - Folha da fortuna -- Aferê - Mutamba -- Obô - Rama
de leite -- Omim-ibá-ojú - Folha de leite.
A todos esses
orixás funfun são feitas oferendas de alimentos brancos, como pasta de inhame,
milho, caracóis e limo da costa. O vinho, o azeite de dendê e o sal são as
principais interdições. As pessoas que lhes são consagradas devem sempre
vestir-se de branco, usar colares da mesma cor e pulseiras de estanho, chumbo
ou marfim. A rigor, deveriam ser os únicos a serem chamados orixás, sendo os
outros designados pelos próprios nomes ou então, sob a denominação mais geral
de ebora para os deuses masculinos. O termo imọlẹ abrangeria o conjunto dos deuses
iorubás. O ritual de adoração de todos os orixás funfun é tão semelhante que,
em alguns casos, é difícil saber se se trata de divindades distintas ou de
nomes e manifestações diferentes de Oxalá.
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