Oxaguian


Osogiyan ou Oxaguian (Orixá Ogiyan): Orixá jovem e guerreiro, cujo templo principal se encontra em Ejigbô. Ganhou o título de Eleejigbô Rei de Ejigbô, Babá Ejigbô, uma de suas características e o gosto pelo inhame pilado chamado lyán, que lhe valeu o apelido de Oisa-Je-Iyán ou Orisájiyan, Oxaguian no Brasil. Conhecemos alguns Orixás guerreiros funfun Elemoxós, são eles: Babá Ajagúna; Babá Lejubé; Babá Apejá; Babá Epê; Babá Akíre; Babá Dankó; Babá Dugbé;Babá Olójo.
ERVAS LITÚRGICAS
Teté - Bredo sem espinhos -- Orim-rim - Alfavaquinha -- Odun-dun – Folha da costa -- Ibim - Folha de bicho -- Efim - Malva branca -- Ilerim - Folha de vintém -- Omim - Beldroega -- Omim-ojú - Golfo branco -- Jacomijé - Jarrinha -- Tinin - Folha de neve branca, cana do brejo -- Pachorô - Folha da costa branca -- Monam - Parietária -- Peculé - Parioba -- Bala - Taioba -- Jamim - Cajá -- Ori-dun-dun - Folha da fortuna -- Aferê - Mutamba -- Obô - Rama de leite -- Omim-ibá-ojú - Folha de leite. 
A todos esses orixás funfun são feitas oferendas de alimentos brancos, como pasta de inhame, milho, caracóis e limo da costa. O vinho, o azeite de dendê e o sal são as principais interdições. As pessoas que lhes são consagradas devem sempre vestir-se de branco, usar colares da mesma cor e pulseiras de estanho, chumbo ou marfim. A rigor, deveriam ser os únicos a serem chamados orixás, sendo os outros designados pelos próprios nomes ou então, sob a denominação mais geral de ebora para os deuses masculinos. O termo iml abrangeria o conjunto dos deuses iorubás. O ritual de adoração de todos os orixás funfun é tão semelhante que, em alguns casos, é difícil saber se se trata de divindades distintas ou de nomes e manifestações diferentes de Oxalá.

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